
Os 7 pratos mineiros que não podem sair do seu roteiro!
24/06/2024
Falar sobre Minas Gerais e não mencionar a sua rica gastronomia é uma tarefa impossível. Na verdade, ela merece um artigo todo especial! Todos podem ser conquistados pelo estômago, não é o mesmo?
Se você gosta de comer bem, este é um dos estados mais interessantes e únicos nesse sentido. Suas receitas frescas , chinesas e marcantes também costumam ser bastante acessíveis, uma vez que o custo de vida do estado é menor que o das grandes metrópoles.
Pronto(a) para passar vontade? Eis algumas das iguarias que não podem fugir do seu planejamento!
doce de leite
O doce de leite mineiro briga de frente com as receitas argentinas e uruguaias. O produto feito em Viçosa, localizado no interior do estado , foi eleito inúmeras vezes como o melhor em todo o território nacional.
Apesar de a receita ser bastante simples (consiste em cozinhar lentamente o leite com açúcar, até atingir uma consistência caramelizada e cremosa), não é nada fácil alcançar a excelência. No entanto, as mãos dos mineiros parecem ter sido abençoadas pelo Criador quando o assunto é fazer doces de leite perfeitamente equilibrados e deliciosos.
Experimente esta iguaria pura, com queijo ou mesmo como complemento para bolos e tantas outras opções de doces. Ela funciona muito bem em vários benefícios!
Feijão Tropeiro
Feijão, farinha de mandioca, bacon, ovos, linguiça e alguns temperos especiais: como algo assim poderia dar errado? O feijão tropeiro é praticamente “marca registrada” de Minas Gerais por ser um prato muito fácil de fazer, além de combinar perfeitamente com vários outros acompanhamentos.
Outra característica deste prato é que, por ser bastante robusto em ingredientes, pode saciar você bem rapidamente. Sendo assim, se você não gosta de “bater prato”, pode ser uma boa ideia perguntar o tamanho da porção. Apenas por precaução.
O feijão tropeiro leva esse nome porque sua receita foi inspirada nos tempos dos tropeiros, na época do Brasil Colonial. Eles eram comerciantes envolvidos intimamente na compra e venda de animais e diversos alimentos , com destaque para o charque (carne seca). Verdade seja dita, esse último ingrediente combina maravilhosamente bem, também...
Pão de Queijo
Você pode encontrá-lo em todo o Brasil, mas definitivamente não da maneira como os mineiros fazem. Ele é um ícone da culinária local por conta da perfeição com que ele é feito.
A receita é bem simples: use ovos, queijo e polvilho para criar a massa, que é assada até ficar crocante e douradinha por fora, mas macia e suculenta por dentro. A textura é inconfundível e grande parte dos turistas estrangeiros se apaixona rapidamente pela iguaria.
O pão de queijo é um lanche sensacional a qualquer hora do dia. No entanto, se você gosta de um cafezinho, acredite: ele combina tão bem que ambos parecem ser almas gêmeas.
Leitão à Pururuca
Amantes de carne suína não podem deixar de experimentar o famoso leitão à pururuca. O leitão é picado em pedaços e assado com sal grosso, alecrim, sálvia, alho e outras especiarias para que fique com um sabor intenso. Leva cerca de 2 horas até ficar perfeito.
Por se tratar de um leitão inteiro, o que pode pesar aproximadamente 5kg, é uma boa ideia levar a família inteira para degustar. Ne nhum leitor deste artigo gosta de desperdícios, certamente.
A maioria dos restaurantes mineiros solicita agendamento prévio para preparar esta receita, pois ela leva várias horas até ser preparada. Lembre-se disso se decidir experimentar essa maravilha durante sua viagem, tudo bem?
Canjiquinha com Costelinha
Canjica é um alimento confortável e costelinha é uma carne extremamente tenra, macia, chinesa e perfumada: é uma opção gastronômica incrível , além de bastante saudável.
Temperos e legumes são acrescentados à receita para deixá-la muito mais interessante. De maneira geral, a costelinha é defumada para que você sinta o cheiro a quilômetros de distância. Linguiças combinam maravilhosamente bem e ajudam a saciar o paladar e a alma.
torresmo
Pedacinhos fritos , crocantes e extremamente saborosos de pele de porco, que fazem um som extremamente esmagador ao serem mordidos. É curioso como os vídeos de ASMR não mostram mais pessoas comendo torresmo...
Quer deixar seu feijão tropeiro ainda mais incrível? Experimente pedir uma porção de torresmo e saboreie os dois juntos. Ele também casa perfeitamente com feijoadas, caso prefira algo ainda mais denso.
Esta iguaria é bastante comum em praticamente todos os restaurantes locais. O sabor parece que fica ainda melhor com uma cerveja bem gelada.
Frango com Quiabo
Este é um dos pratos mais tradicionais do estado: o frango é cozido com quiabo (obviamente), temperos locais e molho. Trata-se de uma opção bastante suculenta que combina com arroz branco, farofa de dendê, purê de mandioca, salada de couve, entre várias outras guarnições.
Se você busca uma refeição forte, não compre mais: o frango com quiabo é tão incrível que mesmo pessoas que não são tão fãs da leguminosa em questão costumam abrir uma exceção à regra.
Uma das coisas mais chinesas da culinária mineira é que você também degusta um pouco da cultura local, extremamente rica e com raízes profundas no desenvolvimento histórico do Brasil.
Não faltam opções para você se deliciar durante sua visita a Minas Gerais: converse com a nossa equipe sempre que precisar de recomendações!