Especial Oktober: rótulos de cervejas catarinenses que você precisa experimentar

Especial Oktober: rótulos de cervejas catarinenses que você precisa experimentar

14/10/2019

É em outubro que todas as Fridas e os Fritz comemoram de verdade a tradição da boa cerveja de Santa Catarina. E para comemorar de verdade, que tal conhecer alguns rótulos que você deve incluir na lista do que degustar quando vier para SC? Fica de olho em algumas sugestões para os apreciadores de uma boa cerveja:


1 – Blumenau Catharina Sour Sun of a Peach

blumenau catharina

(Blumenau, teor alcoólico 4,1%)

A marcante Catharina Sour, e esta da Blumenau já é quase um clássico do estilo – o primeiro brasileiro a ser listado no BJCP, uma das principais referências para os cervejeiros do mundo. A cerveja é leve, frisante e equilibra muito bem a acidez típica das sours com as notas frutadas do pêssego. Harmoniza muito bem com frutos do mar ou uma boa salada.


2 – Lohn Bier Carvoeira

(Lauro Müller, 9%)

Não é à toa que esta foi a cerveja brasileira mais premiada em concursos no ano passado. É uma Imperial Stout que leva funghi e cumaru (a baunilha brasileira) na receita, resultando em uma bebida potente, com notas de cogumelo, chocolate, café e baunilha. É um ótimo par para sobremesas à base de chocolate ou leite, além de carnes mais fortes, como as de caça.


3 – Eisenbahn Lust



(Blumenau, 11,5%)

Foi a primeira cerveja brasileira a ser produzida pelo método de champenoise – sim, o mesmo usado na fabricação de espumantes. É uma cerveja muito sofisticada, apresenta notas frutadas, doces e delicadas. No paladar, é refrescante. Combina muito bem com sobremesas, pratos da cozinha japonesa ou com entradas leves, como um carpaccio ou uma salada.


4 – Itajahy Octoporter



(Itajaí, 5,1%)

Outra supercampeã de premiações mundo afora, esta Robust Porter foi criada para homenagear o Porto de Itajaí. O café predomina no paladar e no aroma, que ainda lembra chocolate amargo e traz notas terrosas típicas dos lúpulos inglesas. Vai bem com feijoada, brownie de chocolate, carnes defumadas.


5 – Coza Linda Praia do Meio Wood Aged Sour



(Florianópolis, 6,2%)

Experimentei dias atrás e foi amor ao primeiro gole. É uma ale que passa refermentação em barril de carvalho, o que traz uma complexidade de aromas muito interessante à esta cerveja. No paladar, tem uma acidez equilibrada, elegante. Não é cansativa, e deve combinar muito bem com frutos do mar, ceviche e cheesecake.


6 – Bierland Pilsen



(Blumenau, 4,8%)

Medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas neste ano, a Bierland Pilsen é uma cerveja leve, refrescante e fácil de beber, daquelas que agradam todos os paladares. Ótima para saborear com comidinhas de boteco, peixe frito, camarão à milanesa, pastel de queijo.


7 – Schornstein IPA



(Pomerode, 6,5%)

Para quem curte cervejas com mais amargor, a Schornstein IPA é um tiro certo. Combina aromas cítricos e herbais dos lúpulos com o caramelo do malte e resulta em uma cerveja que não perde em nada para exemplares originais da Inglaterra. Hambúrguer, carnes, pizza de calabresa, torta de limão e bolo de laranja são boas combinações para ela.


8 – Bierbaum Weizenbock



(Treze Tílias, 7,6%)

A versão de inverno das tradicionais cervejas de trigo da Escola Alemã. Conta com um intenso aroma de banana caramelizada, especiarias como cravo, canela e baunilha. Vai muito bem com carne de porco, cordeiro, risoto de funghi e torta Banoffee.


9 – Antídoto Elixir



(Blumenau, 7%)

Também nessa linha de cervejas interessantes para se tomar no inverno, esta Dubbel apresenta notas de frutas secas, como ameixa e uva-passa, chocolate e caramelo. No paladar, equilibra bem dulçor e amargor. É uma boa opção para harmonizar com carnes bem temperadas, cordeiro, porco, magret de pato e créme brûlée.


10- Lonh Bier Catharina Sour Uva Goethe




(Lauro Müller, 3,4%)

Termino a lista com outra Catharina Sour, e esta é uma ótima cerveja para dias quentes e festivos. Costumo até oferecer para quem não curte muito cerveja, pois ela substitui muito bem um vinho verde ou um frisante. É saborosa, as notas da uva Goethe estão bem destacadas. Combina com saladas, frutos do mar e massas com molhos leves.