
CHA Hotéis é destaque no jornal A Notícia
26/11/2013
A Rede de Hotéis Associados (CHA) foi destaque da Coluna Livre Mercado de Claudio Loetz no jornal A Notícia no dia 18 de Novembro de 2013.
Confira abaixo a coluna na íntegra:
CRESCER COM FOCO NA TRADIÇÃO
A rede Cadeia de Hotéis Associados (CHA) administra três unidades e planeja chegar a 14 até o final do próximo ano. O olhar otimista e a expansão do empreendimento bebem na fonte da tradição de estabelecimentos arrendados pelos sócios. O diferencial é o atendimento aos clientes. Uma das empreendedoras, Sally Trapp, defende a necessidade de o Poder Público de Joinville dar mais atenção ao setor turístico. Para ela, cabem mais hotéis em Joinville, um polo em forte expansão dos negócios. E acredita que a Copa do Mundo de Futebol trará apenas “respingos” à atividade hoteleira em Joinville e região.
Perfil
Sally Trapp, natural de Jaraguá do Sul, é formada em hotelaria e turismo, com pós-graduação em gestão empresarial. Atua há 13 anos no ramo hoteleiro como consultora em gestão. É sócia da rede Cadeia de Hotéis Associados (CHA), com o hoteleiro joinvilense Geraldo Linzmeyer. Viabilizou projetos de implantação e revitalização de hotéis. O Cemcotur, em Florianópolis; o San Sebastian, em Jaraguá do Sul, e os da rede Pires, em Balneário Camboriú. O lazer preferido é ir à praia e cozinhar para amigos.
Joinville
“A cidade precisa de mais hotéis, sim. A região é forte e vai crescer muito mais. A chegada da BMW trará efeitos positivos. Tanto cabem mais hotéis, que o concessionário da Expoville anunciou a construção de um, lá. E o ranqueado da Accor, a Átrio Hotéis, planeja construir outro na cidade. A localização geográfica e o tamanho da economia explicam a necessidade de mais hotéis.”
Copa
“Não acredito que a Copa do Mundo de Futebol vá movimentar muito os hotéis em Joinville e região. Vai haver, sim, um respingo para cá. Aqueles turistas que vêm para conhecer municípios para além das sedes dos jogos virão. Florianópolis faz um trabalho forte para atrair estrangeiros.”
Preço
“O preço da diária é uma briga. Desleal, às vezes. Se considerarmos que os hotéis da rede CHA oferecem café e estacionamento de carros incluídos no preço da diária, somos competitivos.”
Serviços
“Os atrativos dos hotéis da rede CHA são os serviços personalizados. Atender aos clientes com uma garrafa de água no quarto, por exemplo, ajuda. As redes grandes não fazem isso.”
Nascimento
“Conheço o empresário Geraldo Linzmeyer há seis anos. E gostei da ideia dele de absorver a gestão de hotéis menores, familiares. Assim, nasceu a rede Cadeia de Hotéis (CHA), oficializada há três meses. São unidades desgastadas, nas quais os proprietários já não têm mais interesse em gerir sozinhos os empreendimentos.”
Choque
“O principal que fazemos é um choque de gestão no negócio. Treinamos o pessoal, setorizamos as atividades operacionais e criamos uma identidade própria a partir de regras bem definidas. Hoje, administramos, sob arrendamento, três hotéis - o Holz, em Joinville; o Hotel Piçarras, no litoral; e o Uberaba Apart Hotel, em Minas Gerais. O estabelecimento mineiro, que já foi um luxo na cidade, é um divisor de águas no nosso negócio. Vamos crescer. Até o fim deste ano, um hotel de Jaraguá do Sul vai se integrar à rede. Para 2013, planejamos administrar mais dez unidades em diferentes Estados. Há convites de empresários catarinenses e do Tocantins.”
Gestão
“Os investimentos nas unidades ficam por conta dos donos e a administração é nossa. Queremos que os gerentes sejam uma espécie de sócio. Para ganharem um fixo mensal e mais um bônus por resultado das operações. Até porque, os hotéis terão a cara de seus gerentes. Não é possível padronizar os hotéis, mas é vital padronizar o modelo gerencial. Formamos e treinamos profissionais.”
TAMANHO - Nos inte-ressamos por hotéis de até cem apartamentos aqueles que as grandes redes mundiais desprezam. E que podem ter bom retorno financeiro se forem bem administrados.
CONTRATOS - Os contratos de arrendamento são por cinco anos. E podem ser renovados. Não compramos hotéis. O dono faz o investimento necessário para melhorar o ambiente. Faz-se uma reforma para se adequar à nova fase, sob o comando da rede CHA. O principal é um atendimento diferenciado. Porque são hotéis onde os donos não fizeram investimentos nos últimos anos. A remuneração aos proprietários varia de formato, mas pode ser um fixo mensal mais um percentual sobre o faturamento.
PODER PÚBLICO - A Prefeitura de Joinville deve estar mais alinhada com a atividade econômica derivada do turismo. A divulgação dos roteiros que o município tem precisa ser intensificada. Joinville olha pouco para o segmento turístico. Provavelmente, porque a indústria permanece com força muito maior.